terça-feira, janeiro 17, 2006

Erva da Semana XIX: Quando a Chuva Seca

Estamos em Janeiro, está frio e o dia é invariavelmente seco.

A chuva cai de vez em quando é verdade, e por isso talvez seja uma chuva que traz consigo o perigo da ilusão. Não se iludam, porque na verdade tem chuvido pouco, muito pouco mesmo se considerarmos o anos de seca severa que tivemos em 2005.

Os dois artigos saídos hoje no Publico e Jornal Noticias são um sinal claro de que o problema da água existe e continuará a existir.

A ONU já declarou que o maior problema ambiental deste século será a água e Portugal, quer queiramos quer não encontra-se numa zona sensível e susceptível a períodos de seca. É nesse sentido que devemos pensar o que fazer quando a chuva seca. Temos de alterar hábitos e erradicar a ilusão de sermos um pais onde a água abunda.

A verdade é que neste período de Inverno os valores de precipitação continuam abaixo dos valores médios das últimas seis décadas, mesmo apesar de existirem algumas regiões onde a precipitação ultrapassou a média esta não é suficiente para compensar o período de seca verificado no ano de 2005.

Como o slogan do “Ponto Verde”, poupar água toca a todos, e parece-me positivo que noticias como as de hoje no JN e Publico sejam publicadas em pleno mês de Janeiro.

Cabe no entanto às pessoas disponibilizarem-se para participar num consumo de água mais eficiente.

Como economizar:

1-Lave apenas o carro quando este estiver realmente sujo, (perca o preconceito da imagem)

2 – Reduza o volume de água do seu autoclismo

3 – Tome duches rápidos

4 – Tente aproveitar a água de lavar legumes para regar plantas

5 – Aqueça a água numa chaleira em vez de esperar que ela saia quente da torneira.

6 – Se tiver possibilidade, recolha a água da chuva, encaminhando-a do seu telhado para um tanque ou recipientes. A água poderá ser usada para regar.

Existem muitas formas de poupar água, cabendo a cada um também encontrar outras formas de economizar, todos os dias, a toda a hora e independentemente onde esteja.

Ajude a poupar água, ajude a que a água não seja um tema do futuro.

1 Comments:

At 8:30 da manhã, Blogger tneves said...

solariso, ainda um destes dias perguntava a já-não-sei-quem o porquê dos anuncios de poupança de água só serem transmitidos de verão!!!
será que o já-não-sei-quem era jornalista ou telefonou para o JN a protestar sobre o assunto?!!?

ainda bem que saiu essa noticia...

inté.

P.S. PARABÉNS PEDRO ;)

 

Enviar um comentário

<< Home

Comunidade Portuguesa de Ambientalistas
Ring Owner: Poli Etileno Site: Os Ambientalistas
Free Site Ring from Bravenet Free Site Ring from Bravenet Free Site Ring from Bravenet Free Site Ring from Bravenet Free Site Ring from Bravenet
Site Ring from 

Bravenet