sexta-feira, novembro 18, 2005

Erva da Semana XIV: Ambiente da Politica

Como os meus caros leitores sabem este é um Blog que privilegia assuntos relacionados com o Ambiente e como foi escrito em sub-titulo de apresentação deste Blog aqui defende-se que;

“O Meio Ambiente deve ser mais do que apenas a preocupação, a conservação e a protecção. O Meio Ambiente deve ser a base filosófica para a Evolução da Humanidade e continuidade da Vida no Planeta Terra.”

É nesta perspectiva que nos parece propicio falar aqui do ambiente da politica, numa tentativa de fugir um pouco à rotina das politicas do ambiente.

Fala-se muito em necessidades de preservar, de inovar, de crescer, etc, etc…no entanto todos nós sabemos que apenas sobreviveremos se o o desenvolvimento for sustentável. As necessidades de que ouvimos falar e falamos, todas elas estão assentes em princípios e ideias com décadas, sendo que as ideias que foram válidas, nasceram, cresceram e consolidaram-se. Infelizmente, e como diz o Povo, “para mal dos nossos pecados”, toda a realidade social e económica mudou, a económica por vontade do Homem e a Social por força da económica, fazendo com que as ideias que outrora deram frutos sejam hoje impotentes perante a realidade dos nossos dias. No fundo o que mudou foi o Poder, antes era pertença dos políticos, hoje pertença das grandes empresas, do capital.

Exige-se uma correcção na forma como hoje o nosso sistema social–político-económico se encontra organizado. E isso só será possível com, um melhor ambiente na politica, com uma estratégia global, principalmente na área económica.

Como podemos nós aceitar que empresas europeias e americanas deixem no desemprego milhares de pessoas, para irem para outros países onde as exigências ambientais são incomparáveis com aquelas que existem no Ocidente? Mas para além da desresponsabilização das empresas em termos desemprego existe ainda a imoralidade dos atentados ao ambiente que estas empresas levam a cabo em nome do lucro.

Como podemos permitir que uma empresa, não seja obrigada a exportar o mesmo nível tecnológico do seu país, quando exista interesse em se mudar para um pais menos desenvolvido? Será que devemos deixar continuar que as empresas tenham caras diferentes em países diferentes? Será que não existe uma responsabilidade social das empresas perante a sociedade?

O Ambienta da política tem que mudar. A necessidade de inovar e de preservar existe, mas nunca resultará se for baseada nos princípios em que se baseia a nossa sociedade desde décadas.

Exige-se que a sociedade, “máquina, de consumo dê lugar a uma sociedade gestora dos seus recursos.

Exige-se que as empresas sejam responsabilizadas, no sentido de as obrigadas a exportar o mesmo nível tecnológico e respeitar as mesmas exigências ambientais do seu pais de origem caso estas sejam superiores.

Exige-se que o lucro seja investido em boa parte para a criação de postos de trabalho.

Exige-se ainda uma responsabilização de toda a sociedade, porque as empresas também elas são pessoas.

Mas exige-se acima de tudo uma maior consciência social de todos.

Neste sentido a politica pode mudar.

É possível um melhor ambiente na politica, desde que esta esteja disposta a responsabilizar toda a sociedade, incluindo empresas e não fazer destas uma espécie de Vaca Sagrada.

1 Comments:

At 11:04 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Caro concidadão
estou inteiramente de acordo com as tuas opiniões expressas neste post.

Só não sei como agir!

Ficaria muito feliz se se conseguisse uma mobilização local, regional, nacional e finalmente global de modo a que se atingissem (já não digo todos) mas pelo menos alguns dos objectivos apontados.

Valerá a pena sonhar que esse dia chegará? Quero acreditar que a persistência e porque não a mobilização permitirão um dia ter uma sociedade mais justa.

Sou apenas um apoiante dos tópicos expressos

Beja

 

Enviar um comentário

<< Home

Comunidade Portuguesa de Ambientalistas
Ring Owner: Poli Etileno Site: Os Ambientalistas
Free Site Ring from Bravenet Free Site Ring from Bravenet Free Site Ring from Bravenet Free Site Ring from Bravenet Free Site Ring from Bravenet
Site Ring from 

Bravenet