terça-feira, outubro 25, 2005

Erva da Semana XI: Três Momentos

Bem-vindos a mais uma Erva da Semana,

Nesta semana ocorre-me escrever sobre três momentos de leitura, que surgem do contacto com dois trabalhos deixados em Blogs e sobre a última noticia resultante do manifesto publicado pela Oikos sobre o índice de pobreza em Portugal na Comemoração do Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza.

Chamo à leitura de momentos por cada uma dessas peças me ter levado a uma reflexão, que em minha opinião no seu conjunto dá uma visão global dos problemas mais graves vividos pela sociedade de hoje e que necessitamos urgentemente de resolver.

Farei uma abordagem breve a cada um deles, mas não prolongar-me-ei, até porque de nada valerão as minhas palavras se não forem lidas essas três peças.

1- O Desenvolvimento Ecologicamente Sustentado...

Este artigo, maravilhosamente escrito pelo Prof. Dr. Jacinto Rodrigues, pode ser encontrado no Blog Desenvolvimento Ecologicamente Sustentável. No sub-titulo do artigo lemos ainda, "Alternativa ao Capitalismo na Era da Globalização", e não resisto à tentação de transcrever as suas primeiras linhas, que brilhantemente deixam muito bem transparecer a essência do artigo.

"Não é possível construir uma sociedade de justiça social sem mudança do modelo territorial energético, baseado na sustentabilidade ecológica. A ecologia, como fundamento substantivo da politica e da técnica, torna-se essencial para a alternativa ao paradigma do capitalismo na fase da globalização"

Não faz realmente sentido que se produza em quantidade muito superior aquela que consumimos, gerando uma enormíssima quantidade de resíduos que custam milhões de euros a tratar. No caso dos produtos agrícolas, ainda menos sentido faz, quando milhões de pessoas morrem de fome, sendo que a produção mundial é suficiente para alimentar toda a população mundial. Também não faz sentido que no modelo actual o poder seja cada vez mais concentrado uma vez que os grandes grupos empresariais tendem a aniquilar ou absorver outras empresas.

Dá-me vontade ainda de recordar a frase que sempre acompanha este Blog.

"O Meio Ambiente deve ser mais do que apenas a preocupação, a conservação e a protecção. O Meio Ambiente deve ser a base filosófica para a Evolução da Humanidade e continuidade da Vida no Planeta Terra."

2- A Publicidade é Anti-Ecológica

Este artigo foi publicado em Dezembro de 2004 no Blog Ondas e terá sido traduzido por Alves Silva. O autor original desconheço, mas importa aqui sublinhar antes o assunto do que o autor. É sabido que cerca de 1/4 da população mundial consome mais do que os outros 3/4, o artigo fala que 80% dos recursos naturais são consumidos pelo 1/4 da população mundial, onde também nós nos inserimos. Quanto ao valor de 80% não tenho certeza, mas basta ter a certeza que consumimos mais do que 3/4 do planeta, ai não existem duvidas. Portanto, é evidente que para atingir um desenvolvimento sustentável tempos de consumir muito menos e devemos ter em conta que os outros 3/4 da população mundial também têm direito a se desenvolver pelo que gastarão mais no futuro.

A publicidade é realmente inimiga do Ambiente pois como é muito bem referido no artigo, esta leva ao consumo inútil, para além de representar normalmente o interesse das grandes empresas, ou seja dos mais ricos. O artigo vai fazendo ainda referência à forma como a publicidade nos invade o espaço de forma agressiva e cria a ilusão do Consumo ser uma forma de estar na vida.

Esta é sem dúvida uma excelente peça para reflectir. Lembrem-se principalmente da manipulação a que estão sujeitas as crianças pela publicidade.

3- Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza

Finalmente o Manifesto emitido pela Associação Oikos vem demonstrar que em Portugal o fosso entre ricos e pobres se tem agravado, mas eu gostaria de deixar aqui expressa, toda a minha convicção de que Portugal não é caso único. Talvez dentro dos países mais desenvolvidos esta realidade não seja tão evidente, talvez se note mais cá, por sermos dentro dos países desenvolvidos um dos menos desenvolvidos. Mas também na Alemanha, onde vivi recentemente, esse fosso tem aumentado, o desemprego tem aumentado e os salários têm vindo a baixar, contudo a Alemanha ainda no ano de 2004 foi o maior exportador mundial.

E é aqui que se ligam estas três peças. É a produção massiva e sem lógica que se sobrepõe ao desenvolvimento sustentável, a publicidade que nos limita e cria ilusões e o fosso que se agrava entre os que tudo têm e os que nada têm ou vão deixando de ter.

Leiam com atenção as três peças que ajudaram a dar corpo a esta Erva da Semana e digam lá se as três não estão ligadas entre si. Acredito que no no fim a conclusão é simples.

Necessitamos de mudar.

1 Comments:

At 5:09 da tarde, Blogger lux said...

Também li esse mesmo estudo e não me espantaram as conclusões. Fala-se da existência de mais de 2 milhões de pessoas que vivem em situação de miséria e exclusão social. Felizmente, nesse dia, tive a oportunidade de ouvir um homem que muito admiro num manifesto de intenções precioso.
Pelo meu lado, trabalho para a mudança. Que entrava com a vontade absoluta de uma maioria que quer manter as coisas como elas estão...

 

Enviar um comentário

<< Home

Comunidade Portuguesa de Ambientalistas
Ring Owner: Poli Etileno Site: Os Ambientalistas
Free Site Ring from Bravenet Free Site Ring from Bravenet Free Site Ring from Bravenet Free Site Ring from Bravenet Free Site Ring from Bravenet
Site Ring from 

Bravenet