quinta-feira, outubro 27, 2005

Eco-Sapiens I: Dalai Lama

Sua Santidade o Dalai Lama é hoje uma das mais reconhecidas e admiradas personalidades dos tempos modernos.

Vencedor do prémio Nobel da Paz em 1989, também Dalai Lama aborda a importância da preservação e respeito pelo ambiente como factor essencial à evolução da humanidade.

Deixo alguns excertos que traduzo do seu discurso de 11 de Dezembro 1989, na cerimónia de atribuição do Prémio Nobel da Paz.

discurso completo em inglês

"...todos nós partilhamos este pequeno planeta terra, temos de aprender viver em harmonia e paz entre nós e com a natureza. Isso não é apenas um sonho mas uma necessidade."

"A verdadeira paz com nós mesmos e com o mundo à nossa volta pode apenas ser alcançada através do desenvolvimento da paz mental."

"...vemos que um ambiente limpo, saúde ou democracia significam pouco face à guerra, especialmente a guerra nuclear, e que o desenvolvimento materialista não é suficiente para assegurar a felicidade humana."

"...temos de desenvolver um sentido de responsabilidade universal não apenas em termos geográficos, mas também em relação aos diferentes temas com que o nosso planeta é confrontado."

"...muitos países, particularmente no norte da Europa, têm repetidamente apelado para o fim da perigosa destruição do Ambiente que tem sucedido em nome do desenvolvimento económico,..."

"É o meu sonho que todo o Planalto do Tibete se torne um refúgio livre onde a humanidade e a natureza possam viver em paz e nm equilíbrio harmonioso."

Apenas partes de um discurso de Dalai Lama.

5 Comments:

At 12:52 da manhã, Anonymous Anónimo said...

São realmente palavras sábias, que merecem ser recordadas e reflectidas. Octávio Lima (ondas2.blogs.sapo.pt)

 
At 12:26 da tarde, Blogger Solariso said...

e não só...tomadas em conta no dia-a-dia

 
At 7:55 da tarde, Blogger Joao Soares said...

Então estás a postos de aderir à iniciativa do Bioterra em prol da Paz
Um abraço
BioTerra

 
At 10:05 da manhã, Anonymous Profundezas said...

Parabens o site está fantástico!

 
At 10:40 da manhã, Blogger Solariso said...

Caro João,

Este Blog sempre esteve e estará a favor da luta pela Paz. A própria luta pelo Ambiente já é uma luta pela paz. A aprendizagem do convivio harmonioso com a natureza também nos ensina a viver em harmonia entre humanos.

Profundeza,

Esperamos ser suficientemente bom para que regresse frequentemente.

 

Enviar um comentário

<< Home

Comunidade Portuguesa de Ambientalistas
Ring Owner: Poli Etileno Site: Os Ambientalistas
Free Site Ring from Bravenet Free Site Ring from Bravenet Free Site Ring from Bravenet Free Site Ring from Bravenet Free Site Ring from Bravenet
Site Ring from 

Bravenet