terça-feira, julho 05, 2005

Erva da Semana III: Falta de Tempo

Esta semana, sinceramente não sei o que escrever. Não por falta de ideias e assunto mas por uma incrível falta de tempo para fazer as minhas deliciosas pesquisas, que tão bem fazem ao crescimento da minha "Erva da Semana".

Existem semanas assim, corremos, olhamos para o relógio, temos a agenda cheia de segunda a sexta e temos o fim-de-semana cheio de planos para coisas que não podemos fazer durante a semana. Foi um pouco assim esta última semana, não me deixando tempo nem tranquilidade para deixar crescer a "Erva da Semana". Esta correria faz-me lembrar uma aula na Universidade, sobre qualidade do Ambiente. Ouvimos e falamos muito sobre Resíduos, Energia, Água, Reciclagem, etc...e esquecemo-nos muitas vezes da qualidade de vida, ou visto por um outro prisma; esquecemo-nos muitas vezes de falar dos factores de stress que influenciam a qualidade Ambiental nas nossas vidas.

Talvez a verdade seja:

Ouvimos falar dos factores de Stress que influenciam as nossas vidas mas não olhamos para eles como um problema Ambiental.

Não falo de nada que vos seja desconhecido, tenciono apenas despertar uma pequena reflexão nos que leiam o artigo. Afinal, ouvimos constantemente falar de Hipertensão, Depressão, Hiperactividade (hoje um tema actual nas crianças), Dependências (droga, álcool, etc.), etc...etc... Não pretendo, estar aqui a nomear todas elas pois a lista seria enormíssima.

Pergunto eu;

Esta correria, esta dependência do tempo e do dinheiro, não é na verdade um forte factor de perturbação ambiental?

Esta questão, que parece ter uma resposta simples origina uma outra questão que seguramente não tem resposta simples.

Em quê e como devemos alterar os nossos hábitos quotidianos de forma a possibilitarmos a nós próprios uma diminuição dos factores de stress que nos afectam hoje em dia?

Não é minha intenção deixar aqui algum tipo de resposta para esta pergunta. Aliás existirão seguramente diversas respostas fruto de diferenças ideológicas, filosóficas, culturais, ou mesmo religiosas. O que me parece certo é que algumas das evoluções tecnológicas deveriam ter permitido uma evolução positiva em termos de qualidade de vida. Mais tempo disponível para a família, economia de energia, mais tempo de lazer, etc... Infelizmente verificamos que as recentes evoluções tecnológicas não têm permitido nos tornarmos mais independentes do tempo, e vou apenas dar um exemplo simples.

A Internet.

A Internet, em minha opinião foi sem dúvida uma das maiores evoluções que presenciamos nos últimos anos. A Internet permite-me estar sentado em casa, (ou no topo dos Himalaias), e enviar uma proposta técnico comercial para um cliente, ou enviar um fax para outra empresa, em e-mail, aceder a informação. Ou seja, em certas funções a Internet possibilita não haver necessidade de presença física num determinado lugar para desempenhar uma função. A Internet utilizada de forma ideal, possibilita poupar mais tempo e mais energia. Contudo, os nossos hábitos levam-nos a acordar mais cedo, ter menos tempo para os filhos, ter de correr por causa do transito, gastar energia no transporte até ao local de trabalho, etc... para chegarmos a um local, nos sentarmos e fazermos exactamente aquilo que podíamos fazer sentado em casa ou num banco de Jardim.

Não me alongarei mais esta semana por falta de tempo. Espero no entanto ter despertado de algum modo, a reflexão sobre os factores de stress do nosso quotidiano como factores fundamentais na definição da qualidade do Ambiente.

2 Comments:

At 3:00 da tarde, Anonymous planear said...

Pois é querido amigo e disses tu que nada tinhas para escrever, quando acho que escreves-te TUDO.
Concordo plenamente. E acho que umas das grandes aprendizegens do ser humano é como optimizar o seu tempo com coisas uteis. Apartir dai tudo vai render mais e por consequência vamos nos sentir muito mais realizados e também por consequência produziremos muito mais.
A sociedade (onde eu me incluo) disperdiça o seu tempo com coisas fúteis. No meu entender televisão de merda a mais.
É preciso ler , sair e conversar mais com as pessoas.
Beijos e continua..

 
At 4:57 da tarde, Anonymous Planear said...

amigo coloquei um link para o meu ultimo post no blog planear.

 

Enviar um comentário

<< Home

Comunidade Portuguesa de Ambientalistas
Ring Owner: Poli Etileno Site: Os Ambientalistas
Free Site Ring from Bravenet Free Site Ring from Bravenet Free Site Ring from Bravenet Free Site Ring from Bravenet Free Site Ring from Bravenet
Site Ring from 

Bravenet